Operações elementares
uma proposta de atividade para cursos de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0453Keywords:
Sistema de numeração, Mudança de base, Formação de professoresAbstract
Entende-se que para o professor compreender o sistema de numeração decimal de maneira que consiga propiciar situações nas quais seus alunos estabeleçam relações, descobrindo e construindo seu conhecimento, é necessário que ele, o professor, entenda que o nosso sistema de numeração é decimal, posicional, multiplicativo e aditivo. O que se propõe neste trabalho é oportunizar ao professor de educação básica uma experiência que promova um retorno à aprendizagem de sistemas de numeração para que sinta as principais dificuldades que seus alunos possam vir a ter durante o processo de aprendizagem de números e operações. Neste sentido, este trabalho traz uma exposição do sistema de numeração posicional em bases não decimais, com apontamentos para a exploração desse conteúdo em cursos de formação de professores.
Downloads
References
E. H. D. Amaral. “Sistema de Numeração Decimal: Conhecimentos Profissionais e Práticas Escolares de Professores do 2º e 3º Ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental”. Dissertação de mestrado. UFMT, 2015.
M. Montessori. Pedagogia científica: a descoberta da criança. Tradução de Aury Azélio Brunetti. São Paulo: Flamboyant, 1965.
R. R. Paterlini. Aritmética dos números inteiros. Texto para formação inicial de professores de Matemática. Online. Acessado em 30/03/2024, http://www.dm.ufscar.br/profs/ptlini/.
P. J. B. Ramos. “Mudança de base e o ensino das operações elementares”. Dissertação de mestrado. UTFPR, 2019.
P. M. Van Hiele. Structure and Insight. A theory of Mathematics Education. Orlando: Academic press Inc, 1986. isbn: 9780127141619.