Potencialidades da Torre de Hanói no ensino
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0458Keywords:
Torre de Hanói, História, Construção, Movimentos das Peças, Triângulo de Sierpinski, GrafosAbstract
Neste trabalho vamos mostrar algumas potencialidades do desafio da Torre de Hanói no processo de ensino e aprendizagem cooperativo de conceitos matemáticos. Nos materiais didáticos como a Torre de Hanói, propomos que a investigação comece com a lenda histórica, o processo de construção geométrica sustentável (escolha de material, medidas, distâncias, áreas e volumes das peças), as regras dos movimentos dos anéis (discos) e tentativas de resolver o desafio em si. Para isso, é fundamental analisar todos os movimentos possíveis e encontrar o número mínimo de movimentos necessários para resolver o famoso quebra-cabeça, descobrindo padrões e relações matemáticas. As ideias e estratégias para resolver o problema de forma eficiente e construir a fórmula de recorrência que produz o número mínimo de movimentos dos n, n ∈ N anéis, devem ser compartilhados nas equipes de trabalho. Propomos ainda uma representação geométrica das torres como vértices e os deslocamentos dos anéis como arestas de um Grafo e a obtenção de uma disposição fractal tipo Triângulo de Sierpinski, dando uma visão mais geral das possibilidades de uso da Torre de Hanói no ensino básico ou nas licenciaturas.
Downloads
References
F. O. Brotto. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício da convivência. 1a. ed. Santos: Projeto Cooperação, 2001.
B. A. Fonseca. “Torre de Hanói e sua relação com grafos e triângulo de Sierspinski”. Em: TCC: Repositório da BCo UFSCar, 2023.
J. Huizingga. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5a. ed. São Paulo: Perpectiva, 2002.
T. Orlick. Vencendo a Competição. 1a. ed. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
J. Piaget. A formação do símbolo na criança. 3a. ed. São Paulo: Zahar, 1973.
L. S. Vygotsky. Formação social da mente. Reimpressão. São Paulo: Martins Fontes, 2021. ISBN: 8533608182021.