Atividades dinâmicas e interativas para aprendizado das propriedades reflexivas das cônicas
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0354Keywords:
Propriedades de Reflexão das Cônicas, Recursos tecnológicos e computacionais, Ensino de matemática, GeoGebraAbstract
Este trabalho apresenta atividades educacionais destinadas a estudantes da educação básica, desenvolvidas com o objetivo de facilitar a compreensão das propriedades de reflexão das cônicas. Utilizando a plataforma interativa GeoGebra, as atividades são dinâmicas, estimulando a aprendizagem ativa, exploratória e lúdica dos estudantes, em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Cada atividade aborda a propriedade de reflexão de uma das cônicas, oferecendo um breve embasamento teórico, descrição prática e aplicações no cotidiano, enriquecendo e facilitando a compreensão dos estudantes sobre as propriedades de reflexão da elipse, da hipérbole e da parábola.
Downloads
References
L. A. Borgo. “Livro dinâmico interativo para aprendizado de seções cônicas e suas propriedades de reflexão”. Dissertação de mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023.
L. A. Borgo e N. Bobko. Aprendendo seções cônicas e suas propriedades de reflexão. Acessado em 23/04/2024, http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742314.
C. B. Boyer e U. C. Merzbach. História da matemática. Editora Edgard Blucher, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Online. Acessado em 04/03/2024, http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Brasília.
R. Duval e M. Thadeu. “Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento”. Em: REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática 7.2 (2012), pp. 266–297.
GeoGebra. GeoGebra. Online. Acessado em 27/02/2024, https://www.geogebra.org/.