Ainda há multiplicação no Ensino Médio
Abstract
Numa intervenção didática-formativa (IDF) o docente organiza a sua atividade, tendo em vista o conteúdo de estudo sobre o objeto do conhecimento científico, e como resultado pode-se produzir apropriação do conceito teórico. O conteúdo e a forma dessa apropriação necessitam ser tomados como objeto de análise por parte dos professores, porque saber orientar o estudante para pensar-agir teoricamente vai além de transmitir conteúdos escolares [1]. Identificadas as dificuldades dos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em realizar cálculos mentais, considerados simples para este nível de ensino, professor-supervisor e bolsistas de Iniciação à Docência (ID) participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolveram uma investigação temática para consolidação das propriedades da operação de multiplicação, utilizando a Tabela Pitagórica como um possível caminho para condução para o pensar-agir. [...]
Downloads
References
P. L. J. Franco, A. M. Longarezi e F. F. De Marco. “A unidade teórico-prática da intervenção didático-formativa no contexto da docência”. Em: Ciência & Educação 3 (2019), pp. 705–723. doi: 10.1590/1516-731320190030002.
D. Delizoicov, J. A. Angotti e M. M. C. A. Pernambuco. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002. isbn: 8524908580.