METODOLOGIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um olhar sobre as pesquisas brasileiras
Abstract
A aprendizagem é um processo complexo vivenciado em todos os níveis de ensino, no Ensino Superior, essa complexidade fica muito evidente, principalmente quando se trata de disciplinas relacionadas ao cálculo e álgebra, por exemplo, em que os professores, geralmente, utilizam aulas diretivas como aponta algumas pesquisas [1]. Para [2] esse modelo de ensino chamado diretivo, é um método de ensino em que o professor fica a maior parte do tempo ao quadro, explicando a matéria, enquanto os alunos sentam-se em forma matricial e prestam atenção. [...]
Downloads
References
Eugênio Carlos Stieler et al. “Uso da tecnologia da informática no Ensino Superior: um estudo da aplicação da planilha eletrônica Excel na disciplina de Matemática Financeira”. Em: (2007).
Roberto Ribeiro Baldino e Tânia Cristina Baptista Cabral. “Educação matemática conversando com psicanálise”. Em: 18 (). Ed. por Universidade Estadual de Campinas.
Luiz Carlos e outros PAIS. “Transposiçãoção didática”. Em: Educação matemática: uma (nova) introdução 3 ().
Antonio Carlos Gil. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.
Rosana Ferreira Sampaio e Marisa Cotta Mancini. “Estudos de revisão sistemática: um guia para sıntese criteriosa da evidência cientıfica”. Em: Brazilian Journal of Physical Therapy 11 (2007), pp. 83–89.
Gilberto Emanoel Reis Vogado et al. “O ensino e a aprendizagem das ideias preliminares envolvidas no conceito de integral, por meio da resolução de problemas”. Em: (2014).
Patrıcia Melo Rocha et al. “A resolução de problemas no ensino de Estatıstica: Uma contribuição na formação inicial do professor de Matemática”. Em: (2016).
Rodrigo Fioravanti Pereira et al. “A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO SUPERIOR”. Em: (2009).
Dario Fiorentini. “A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática”. Em: Revista de Educação PUC-Campinas 18 (2005).
Rômulo Campos Lins. “A formação pedagógica em disciplinas de conteúdo matemático nas licenciaturas em matemática”. Em: Revista de Educação PUC-Campinas 18 (2005).