Um problema de contagem e o número pi
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2023.010.01.0111Keywords:
Método das Colisões, Dígitos de pi, GeoGebraAbstract
Este trabalho mostra um método inusitado para calcular os dígitos do número pi: o Método das Colisões, proposto por Galperin, em 2003. Uma demonstração é apresentada, utilizando arcos congruentes em circunferências, e outra demonstração é sugerida, utilizando reflexão de feixes de luz em espelhos. Como o método é impossível de ser realizado experimentalmente, uma simulação computacional é criada no GeoGebra, mostrando algumas limitações do software. A simulação criada está disponível na página oficial do GeoGebra.
Downloads
References
I. G. S. Boruch. “Um problema de contagem e o número pi”. Dissertação de mestrado. UTFPR/Curitiba, 2022.
C. B. Boyer e U. C. Merzbach. História da Matemática. Editora Blucher, 2012. isbn: 978-8521206415.
A. R. Brown. “Playing Pool with |ψ〉: from Bouncing Billiards to Quantum Search”. Em: Quantum 4 (2020), p. 357.
H. Eves. Introdução à história da Matemática. Editora Unicamp, 2004. isbn: 978-8526806573.
G. Galperin. “Playing pool with π (the number π from a billiard point of view)”. Em: Regular and chaotic dynamics 8 (2003), pp. 375–394. doi: 10.1070/RD2003v008n04ABEH000252.
L. K. Grover. “A fast quantum mechanical algorithm for database search”. Em: Proceedings of the twenty-eighth annual ACM symposium on Theory of computing.1996, pp. 212–219.
H. Poincaré. The value of science: essential writings of Henri Poincaré. Modern Library, 2012. isbn: 978-0375758485.
G. Sanderson. How colliding blocks act like a beam of light...to compute pi. YouTube. Acessado em 12/01/2022, https:youtu.be/brU5yLm9DZM.
G. Sanderson. The most unexpected answer to a counting puzzle. YouTube. Acessado em 12/01/2022, https:youtu.be/HEfHFsfGXjs.