Modelagem Matemática e Matemática Aplicada a Educação: uma Proposta de Iniciação Científica no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2015.003.02.0127Keywords:
Modelagem Matemática, Matemática Aplicada, Educação Matemática, Iniciação Científica, Interdisciplinaridade, Recursos TecnológicosAbstract
As inovações tecnológicas e o avanço dos meios de comunicação via internet na direção dos jovens evidenciam a tardia porem inevitável renovação pela qual devera passar o processo educacional brasileiro a m de reaver o interesse de seus educandos. O conhecimento de Matemática propagado em nossas salas de aula, compartimentado e desconectado das demais áreas de conhecimentos, não estimula a criatividade e a curiosidade do educando e representa uma barreira para o desenvolvimento da cidadania do indivíduo. Nesse artigo expõe-se a proposta de um currículo mais flexível, sob o ponto de vista da educação matemática, com oferecimento da disciplina de Modelagem Matemática e Matemática Aplicada, de caráter eletivo, a alunos do Ensino Médio do Colégio Pedro II. São apresentados alguns dos trabalhos desenvolvidos e expostos pelos alunos, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2014.