Desenvolvimento de recursos lúdicos para a divulgação de mulheres cientistas em STEM

Autores

  • Bruna S. Pavlack Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Aline Cristina Sabadini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Andressa Helena M. Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Alana S. Scherer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Natasha Rawanne C. Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Samara Vitória M. Uehara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Taís Izabelli S. Veronezi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Thayla P. Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Yasmim C. Porto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Palavras-chave:

STEM, igualdade de gênero, mulheres cientistas, recursos lúdicos, divulgação científica

Resumo

Nos últimos anos, tem havido uma crescente conscientização sobre a importância da igualdade de gênero em diversas áreas da sociedade. Uma dessas áreas é o que chamamos de STEM. STEM é uma sigla em inglês que significa Science, Technology, Engineering e Mathematics e representa um sistema de aprendizado científico, o qual agrupa disciplinas educacionais de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Sabe-se que a inclusão de mais meninas e mulheres em STEM não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma necessidade para impulsionar a inovação e progresso. Afinal, diversidade de pensamento e experiências enriquecem o campo científico e tecnológico, obtendo soluções mais abrangentes e criativas para os desafios enfrentados pela sociedade.

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Referências

S. G. Carneiro, G. C. Silva, L. A. Silva, V. G. Costa e A. V. Silva. “Mulheres nas ciências exatas, engenharia e computação: uma revisão integrativa.” Em: Humanidade Tecnologia (FINOM) 20 (2020). Acessado em 14/03/2024, http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/999/0.

A. V. Menezes. Desempenho de meninas em matemática melhora globalmente, aponta relatório da Unesco. Ciência&Cultura. Acessado em 14/03/2024, https://revistacienciaecultura.org.br/?p=2074.

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Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos