Esquemas de Alta Resolução para o Estudo da Sedimentação
Resumo
No presente estudo apresentaremos a discrepância na utilização de métodos numéricos de baixa ordem e de alta ordem quando aplicados a um fluxo descrito para o fenômeno da sedimentação em fluidos não-Newtonianos manuseados em perfuração de poços de petróleo, prezando pela precisão dos resultados obtidos quando comparados a testes experimentais. O processo da perfuração de poços é uma atividade extensa que conta com a utilização de um fluido munido de partículas sólidas, conhecido como lama de perfuração, que visa o bom funcionamento da broca e evitar que a parede do poço desabe [1]. Porém, em momentos de cimentação do anular, se as tubulações de escape da pressão estiverem bloqueadas por sedimentos originados das partículas sólidas da lama pode ocorrer o blow-up, uma explosão na região de perfuração dado o aumento da pressão causada pelo fluido confinado [4]. O fenômeno da sedimentação, ao longo da formação de suas regiões de concentração de sólidos (Figura 1), contará com duas regiões de descontinuidade, uma que resultará em uma curva de choque e outra em um leque de rarefação. Consequentemente, a utilização de métodos numéricos que mantenham a precisão em regiões suaves e que não sofram com oscilações em locais de salto é uma necessidade para a precisão dos resultados [2, 3]. Em vista disso, a utilização de métodos de esquemas de alta resolução (HRS) mostra-se útil para problemas físicos que contêm regiões de salto [6]. Em adição ao método, utilizamos a modelagem descrita por [5] (Equação (2)) para a obtenção dos resultados da Equação (1). [...]
Downloads
Referências
A. T. Jr. Bourgoyne, K. K. Millheim, M. E. Chenevert e F. S. Jr. Young. Applied drilling engineering. 1a. ed. Texas: Society of Petroleum Engineers, 1986. isbn: 1555630014.
R. Bürger, J. Careaga e S. Diehl. “Entropy solutions of a scalar conservation law modeling sedimentation in vessels with varying cross-sectional area”. Em: SIAM Journal on Applied Mathematics 77.2 (2017), pp. 789–811.
R. Bürger, S. Diehl e C. Mejías. “A difference scheme for a degenerating convection-diffusion reaction system modelling continuous sedimentation”. Em: ESAIM: Mathematical Modelling and Numerical Analysis 52.2 (2018), pp. 365–392.
T. Nguyen, S. Miska, Me. Yu e N. Takach. “Predicting dynamic barite sag in newtonian-oil based drilling fluids in pipe”. Em: Journal of energy resources technology 133.2 (2011).
R. R. Rocha. “Estudo Teórico-Experimental da Sedimentação em Batelada: Monitoramento e Modelagem de Perfis de Concentração de Sólidos e Análise de Equações Constitutivas”. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2018.
D. Zhang, C. Jiang, D. Liang e L. Cheng. “A review on TVD schemes and a refined flux limiter for steady-state calculations”. Em: Journal of Computational Physics 302 (2015), pp. 114–154. doi: https://doi.org/10.1016/j.jcp.2015.08.042.