Modelagem Matemática e Simulações Computacionais do Deslocamento de uma Onda de Calor
Resumo
Em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas - ONU - foram lançados como um chamado para que todos os países possam agir em prol de um crescimento próspero, mas que ao mesmo tempo protejam o meio ambiente e enfrentem as mudanças climáticas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5oC a média mensal climatológica, por um período igual ou superior a cinco dias consecutivos. O objetivo deste trabalho é estudar o deslocamento e a propagação de uma onda de calor, em um determinado domínio, via equações diferenciais parciais. O modelo matemático utilizado nesta pesquisa é descrito pela equação de advecção linear. O método de diferenças finitas foi usado para discretizar a equação, a saber, diferença avançada para a variável temporal e esquema Upwind para as variáveis espaciais; as implementações computacionais foram executadas em MATLAB, supondo condições de contorno de von Neumann nulas. A simulação mostra que a passagem da massa de ar quente pela cidade A provoca a elevação da temperatura ao patamar de onda de calor, enquanto que na cidade B isso não ocorre, devido a sua localização mais afastada da trajetória percorrida pela parte central da massa de ar. [...]
Downloads
Referências
INMET. Onda de calor em áreas do Centro-Sul do país persiste até sábado (8). Online. Acessado em 06/03/2025, https://portal.inmet.gov.br/noticias/onda-de-calor-em-areas-do-centro-sul-do-pais-persiste-ate-sabado-8.
V. Iório. EDP: Um Curso de Graduação. 2a. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2005. isbn: 85-244-0065-X.
ONU. O que são mudanças climáticas? Online. Acessado em 06/03/2025, https://brasil.un.org/pt-br/175180-o-que-sao-mudancas-climaticas.
M. A. G. Ruggiero e V. L. R. Lopes. Cálculo Numérico: Aspectos Teóricos e Computacionais. 2a. ed. São Paulo: Pearson, 2000. isbn: 978-8534602044.