Tutoriais interativos 3D com OpenGL/GLUT/C para o ensino da Geometria Analítica

Autores

  • Mercedes Gonzales Márquez Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Nicolas Herculano Pires Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Gabriel Chiodi Ibanez Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0514

Palavras-chave:

Tutoriais 3D, OpenGL, Linguagem C, Ferramenta de Interação, Computação Gráfica, Geometria Computacional

Resumo

A disciplina Geometria Analítica é ministrada de forma básica no Ensino Médio e de forma mais abrangente no Ensino Superior nos cursos de Matemática, Física, Ciência da Computação e Engenharias. Neste trabalho foi proposta a elaboração de um material didático que apresente a teoria através de uma ferramenta de ensino/aprendizagem chamada Tutorial GEO, a qual é uma interface gráfica composta de animações 3D e textos explicativos que auxilia o processo de aprendizado desta disciplina. Neste tutorial, o usuário pode interativamente, ajustar os parâmetros correspondentes e ter o retorno imediato do resultado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

V. Giraldo, P. Caetano e F. Mattos. Recursos Computacionais no Ensino da Matemática. 1a. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2013. ISBN: 9788585818678.

Khronos Group. Site oficial de OpenGL. Online. Acessado em 14/03/2024, http://www.opengl.org.

P. C. C. Guedes. “Aplicação do Software GeoGebra ao Ensino da Geometria Analítica.” Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Espírito Santo, 2013.

M. Hohenwarter. Site oficial do Software Geogebra. Online. Acessado em 14/03/2024, http://www.geogebra.com.

F. Neres. “Estudo das Cônicas com Geometria Dinâmica.” Dissertação de mestrado. Universidade Estadual do Sudeste da Bahia, 2015.

P. W. Olszta. Site oficial da GLUT. Online. Acessado em 14/03/2024, https://freeglut.sourceforge.net/.

G. F. Rodrigues. “As Curvas Cônicas com o Uso do GeoGebra.” Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Alagoas, 2015.

M. Secco e M. Carvalho. O Uso do Software Geogebra no Estudo de alguns Tópicos de Álgebra Linear. Online. Acessado em 14/03/2024, http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_mat_pdp_mariza_antoninha_secco.pdf.

P. Siegel e L. Siegel. Blog MathHappens. Online. Acessado em 07/11/2024, https://www.mathhappens.org/take-and-make-conic-sections-model/.

G. F. Sommerfeld. Cônicas, quádricas e suas aplicações. Online. Acessado em 20/03/2024, https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-98VH9U/1/monografia_guilhermefreire.pdf.

S. A. de Souza. “Livro Online no GEOGEBRA: Uma Ferramenta para o Ensino de Cônicas.” Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Rondonôpolis, 2023.

M. R. Vier. “O Estudo das Cônicas e Quádricas com o Auxílio dos Softwares GeoGebra e R.” Dissertação de mestrado. Universidade Estadual da Paraíba, 2019.

Downloads

Publicado

2025-02-05

Edição

Seção

Trabalhos Completos