O cálculo da área de uma horta em formato não regular
usando a decomposição de figuras no 6º ano do ensino fundamental
Palavras-chave:
Horta, Decomposição de Figuras, Ensino Fundamental, Geometria, ÁreaResumo
Essa produção é resultado de uma atividade que faz parte do projeto intitulado: "A identidade do estudante do campo da Escola Municipal Domingas Camin", desenvolvido na escola que dá nome ao projeto na cidade de Uberlândia - MG. A escola está localizada no distrito de Miraporanga, zona rural de Uberlândia, e atende alunos da Educação Infantil (1º e 2º período) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Dentro do projeto, temos subprojetos que relacionam as competências e habilidades dos componentes curriculares e o conhecimento prévio e cultural dos alunos sobre cultivo e vida campesina. Um dos subprojetos desenvolvidos na escola tem como motivação uma horta pedagógica onde os alunos, juntamente com os professores e dois técnicos agropecuários, realizam todos os passos para a criação de uma horta em um terreno anexo à escola. É desse terreno que parte a nossa situação-problema. Conhecer a área desse terreno é de suma importância para o desenvolvimento da horta escolar, pois é de acordo com a área que será definido a quantidade e variedade de mudas plantadas, além da quantidade de insumos que devem ser comprados, como calcário, adubo e lona para cobertura, sendo essa uma fase necessária em qualquer plantio que os estudantes visem realizar. O terreno no qual a horta é implementada é de formato irregular, ou seja, não é um polígono regular onde as fórmulas de cálculo de área sejam aplicáveis de forma direta. Essa é uma realidade que muitos alunos encontram em suas áreas de cultivo.
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Referências
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