Utilização de aprendizado de máquinas na identificação de campos vetoriais em sistemas p-fuzzy de Verhulst

Autores

  • Gislaine O. Queiroz Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • João B. Florindo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Estevão E. Laureano Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

aprendizado de máquinas, sistemas p-fuzzy, clusterização, inferência de Takagi-Sugeno, modelagem de sistemas dinâmicos

Resumo

Propor uma modelagem para um campo vetorial de um sistema dinâmico costuma ser um desafio importante e complexo na prática pois, em muitas situações, pode ser difícil chegar a um consenso sobre as variáveis a serem utilizadas, além de haver incertezas intrínsecas ao problema. Visando uma alternativa para esta questão, o presente trabalho propõe a utilização de um sistema de base de regras fuzzy (SBRF), cujas regras são obtidas com o auxílio do método de aprendizado de máquinas para clusterização, K-means. Como forma de validação, realizamos a aplicação do método à curva logística, uma vez que essa é amplamente conhecida, possibilitando assim verificar a qualidade e coerência dos resultados. Na tentativa de melhorar os resultados obtidos ao utilizar a mesma metodologia com a inferência de Mamdani, exploramos a inferência de Takagi-Sugeno (TKS), que nos possibilita uma modelagem melhor para os conjuntos fuzzy consequentes, viabilizando um resultado final mais assertivo. Deste modo, para a viabilizar a utilização da inferência de TKS, cada conjunto fuzzy consequente será dado por uma reta do tipo v = αu+β cujos coeficientes α e β são obtidos através do ajuste de regras de mínimos quadrados (MQ) aplicado a cada agrupamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

E. H. Mamdani e S. Assilian. “An experiment in linguistic synthesis with a fuzzy logic controller”. Em: International journal of man-machine studies 1 (1975), pp. 1–13. doi: https://doi.org/10.1016/S0020-7373(75)80002-2.

G. O. Queiroz, J. B. Florindo e E. E. Laureano. “Utilização de aprendizado de máquinas na identificação de campos vetoriais em sistemas p-fuzzy de Verhulst”. Em: Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics. 2023, pp. 010344–1.

L. C. Barros, V. F. Wasques, E. E. Laureano, D. Sánchez e F. S. P. Simões. SISTEMAS P-FUZZY E APLICAÇÕES. Notas minicurso CBSF. Acessado em 03/11/2021, https://sites.google.com/unesp.br/vicbsf/minicursos?authuser=0.

C. M. Bishop e N. M. Nasrabadi. Pattern recognition and machine learning. Information Science and Statistics. Springer, 2006. isbn: 978-0-387-31073-2.

G. O. Queiroz. “Utilização de aprendizado de máquinas na identificação de campos vetoriais em sistemas p-fuzzy”. Dissertação de mestrado. Unicamp, 2023.

L. C. Barros, R. C. Bassanezi e W. A. Lodwick. First Course in Fuzzy Logic, Fuzzy Dynamical Systems, and Biomathematics. Studies in Fuzziness and Soft Computing. Springer, 2017. isbn: 978-3-662-53322-2.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos