Probabilidade em formas

explorando o Tangram de maneira lúdica

Autores

  • Lays F. de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Stefeson B. Melo Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Palavras-chave:

Probabilidade, Tangram, Educação Matemática, Jogos Educacionais

Resumo

No universo da matemática, a probabilidade emerge como uma ferramenta essencial para lidar com a incerteza e mensurar as chances associadas a diferentes eventos. Com um enfoque teórico, a compreensão dos fundamentos probabilísticos revela-se vital, especialmente ao considerar a distinção entre experimentos determinísticos que são previsíveis, e aleatórios, nos quais as possibilidades são incertas. Ao desdobrar esse cenário, também nos deparamos com o intrigante tangram, um jogo chinês composto por sete peças geométricas. Essas peças, quando combinadas, formam um quadrado, tornando-se uma ferramenta não apenas lúdica, mas também estimulante da imaginação. Nesse contexto, surge a oportunidade de integrar o ensino da probabilidade ao tangram, enriquecendo o ambiente escolar com uma abordagem divertida e descontraída, que contribui para a compreensão das possibilidades de maneira mais eficaz.

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Referências

G. L. Souza. A matemática presente nos jogos educacionais; sudoku, tangram e cubo de Rubik. Fortaleza: UFC, 2020.

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Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos