Análise de concepções de alunos sobre o ensino da matemática usando o Winplot em três níveis

fundamental II, médio e superior

Autores

  • Antonio Luis N. Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Maria Deusa F. da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias Educativas, Winplot, Educação Básica, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho é apenas o pontapé inicial no intuito de desvendar os desafios e as possibilidades da inserção de novas tecnologias na sala de aula, especialmente a utilização do software Winplot (gratuito e de fácil instalação/execução) no ensino da matemática nos três níveis de ensino, o Fundamental II, o Médio e o Superior. Um exemplo de uso do aplicativo que está entre as sequências de ensino do referido estudo, é a utilização do conteúdo determinação de máximos e mínimos locais de funções polinomiais entre os alunos cursando a disciplina Cálculo Diferencial e determinação de raízes reais de equações polinomiais entre os alunos do 3ª Série do Ensino Médio.

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Referências

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Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos