Um modelo de programação por metas para mensurar o impacto de nichos compartilhados em armazéns de e-commerce
Palavras-chave:
e-commerce, programação por metas, armazéns, SKUs, otimizaçãoResumo
O atual crescimento do comércio eletrônico (e-commerce) reflete na cadeia de suprimentos. Boas técnicas para a atribuição automatizada de locais de armazenamento de produtos, separação e coleta de pedidos têm contribuído para a gestão do e-commerce, incluindo diversos desafios como alto grau de personalização do produto. Plataformas tecnológicas de vendas são usadas pelas empresas para comunicação e monitoramento do comportamento de consumo. A solução do Storage Location Assignment Problem (SLAP) surge como uma alternativa de gerenciamento, o qual envolve a alocação de produtos e a otimização do espaço disponível, inclui diversos parâmetros, o layout da área de armazenamento, características das prateleiras e produtos, chegada de produtos e variações da demanda. O custo total de movimentação para a coleta/separação dos pedidos é item importante, pois representa a operação que mais consome tempo e mão de obra.
Downloads
Referências
J. Jedrzejczak-Gas, A. Barska e M. Siničáková. “Level of development of e-commerce in EU countries”. Em: Management 23.1 (2019), pp. 209–224. doi: 10.2478/manment-2019-0012.
D. Jones e M. Tamiz. Practical goal programming. Vol. 141. New York: Springer, 2010.
J. J. R. Reyes, E. L. Solano-Charris e J. R. Montoya-Torres. “The storage location assignment problem: A literature review”. Em: Int. J. of Industrial Engineering Computations 10.2 (2019), pp. 199–224. doi: 10.5267/j.ijiec.2018.8.001.