Modelagem matemática da dispersão de poluentes via equação diferencial parcial da difusão-advecção

Autores

  • Ludmila V. R. Rocumba Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Graciele P. Silveira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Modelagem matemática, dispersão de poluentes, equação diferencial parcial, difusão-advecção

Resumo

Com o aumento da industrialização e da urbanização tornou-se mais comum o surgimento de problemas ambientais, relacionados diretamente ao despejo inadequado de poluentes. Aliada aos aprendizados relacionados a um manejo adequado de resíduos e aos avanços da tecnologia, a modelagem matemática constitui-se numa alternativa que pode auxiliar nas previsões sobre como um determinado poluente deve se portar ao longo de um intervalo de tempo, contribuindo para tomadas de decisões e consequente minimização dos danos ao ambiente. O modelo matemático utilizado neste trabalho, para a descrição do processo de dispersão de um poluente em um meio aquático, foi a equação diferencial parcial da difusão-advecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

G. L. Diniz. “Dispersão de Poluentes num Sistema Ar-Água: Modelagem, aproximações e aplicações”. Tese de doutorado. FEEC/UNICAMP, 2003.

L. Edelstein-Keshet. Mathematical Models in Biology. Philadelphia: SIAM, 2005. ISBN: 0-89871-554-7.

N. F. Inforzato. “Dispersão de Poluentes num Sistema Ar-Água: Modelagem matemática, aproximação numérica e simulação computacional”. Tese de doutorado. IMEEC/UNICAMP, 2008.

R. F. Oliveira. “O Comportamento Evolutivo de uma Mancha de Óleo na Baía de Ilha Grande, RJ: Modelagem, análise númerica e simulações”. Tese de doutorado. IMEEC/UNICAMP, 2003.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos