Jornada Ada Lovelace
um evento para meninas em STEM
Palavras-chave:
Equidade de gênero, STEM, Educação, Mulheres na ciência, Projeto CiMaResumo
No contexto educacional contemporâneo, a busca pela equidade de gênero nas disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) é um desafio contínuo enfrentado por educadores, instituições de ensino e pela sociedade em geral. Como apontado por Márcia Abrahão, no Brasil as matrículas femininas nas áreas de graduação STEM não chegam nem a 40%. Conscientes da importância de garantir oportunidades equitativas de aprendizagem e desenvolvimento profissional para todos, o projeto de extensão “Elas vão para Ciências e Matemática (CiMa)”, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba (UTFPR-CT), dedica-se a incentivar estudantes do sexo feminino a se interessarem pelas áreas de STEM. Desde 2018, o projeto, além de destacar a presença das mulheres na ciência, desenvolve atividades com estudantes de escolas públicas da cidade de Curitiba buscando estimulá-las a seguir qualquer carreira, mesmo em campos tradicionalmente dominados por homens.
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Referências
M. Abrahão. “Mais mulheres nas ciências exatas”. Em: Correio Brasiliense (2023). Acessado em 02/03/2024, https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2023/03/5078703-artigo-mais-mulheres-nas-ciencias-exatas.html.
B. Casselman. “A lenda de Abraham Wald”. Em: American Mathematical Society (2016). Acessado em 20/04/2024, https://www.ams.org/publicoutreach/feature-column/fc-2016-06.
Ada Lovelace Day. Ada Lovelace Day. Online. Acessado em 12/03/2024, https://www.sbmac.org.br/2023/10/ada-lovelace-day-2a-jornada-latino-americana-de-oficinas-em-stem-para-meninas-inspira-futuras-cientistas/.
D. Rossetto, D. Siqueira e A. Verdério. “Projeto Elas vão para Ciências e Matemática (CiMa)”. Em: I Congresso Internacional de Mulheres em STEAM. 2022. doi: 10.55592/ICIMESTEAM.2022.5175512.