Desconstruindo estereótipos de gênero
relato de experiência na região do Cariri Cearense
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0375Palavras-chave:
Gênero, Equidade, STEMResumo
Atualmente, enfrentamos notáveis disparidades de gênero nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com baixa participação das mulheres, tanto no Brasil quanto globalmente. A promoção da igualdade de gênero nessas esferas é impulsionada pela emergência de exemplos inspiradores de mulheres assumindo papéis historicamente associados aos homens. O projeto MC²: Mulheres Cientistas no Cariri busca divulgar pesquisas de cientistas mulheres nas áreas STEM na região do Cariri Cearense, compartilhando experiências e desafios para inspirar futuras profissionais. Além de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, notadamente Educação de Qualidade (ODS4) e Igualdade de Gênero (ODS5), o projeto promove liderança feminina, igualdade de gênero e um ambiente inclusivo nas STEM, impactando positivamente os estudantes alcançados.
Downloads
Referências
M. D. Kleijn, B. Jayabalasingham, H. J. Falk-Krzesinski, T. Collins, L. Kuiper-Hoyng, I. Cingolani, J. Zhang, G. Roberge, G. Deakin, A. Goodall, K. B. Whittington, S. Berghmans, S. Huggett e S. Tobin. “The Researcher Journey Through a Gender Lens: An Examination of Research Participation, Career Progression and Perceptions Across the Globe.” Em: Elsevier (2020).
K. K. Myers, L. S. J. Jahn, B. M. Gaillianr e K. Stoltzfus. “Vocational Anticipatory Socialization (VAS): A Communicative Model of Adolescent’s Interests in STEM”. Em: Management Communication Quarterly (2011), pp. 87–120. doi: 10.1177/0893318910377068.
Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Online. Acessado em 23/04/2024, https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691.