Modelo de trocador de calor de superfície em aeronave
Resumo
Na aviação, atualmente discute-se muito a questão da eletrificação das aeronaves e como o seu sistema de gerenciamento térmico irá operar neste novo contexto, sabendo que sempre há calor sendo gerado na operação de componentes eletrônicos [1, 2]. Aliado à este fator, o aumento do uso de materiais compósitos em aeronaves também introduz dificuldades para a rejeição de calor através da fuselagem em contato com a atmosfera [3]. Em termos de temperatura de um avião, o cenário extremo quente ocorre com ele no aeroporto, onde valores de convecção natural sobre as superfícies externas (fuselagem, asa, ...) costumam estar entre 1 e 5 W/m2 K. Por outro lado, o caso extremo frio acontece em altitude de cruzeiro, com o ar externo na temperatura aproximada de -56◦ C (11 km) e velocidade de corrente livre de aproximadamente 850 km/h. [...]
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Referências
A.S.J. van Heerden, D.M. Judt, S. Jafari, C.P. Lawson, T. Nikolaidis e D. Bosak. “Aircraft thermal management: Practices, technology, system architectures, future challenges, and opportunities”. Em: Progress in Aerospace Sciences 128 (2022), p. 100767. issn: 0376-0421. url: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0376042121000701.
Soheil Jafari e Theoklis Nikolaidis. “Thermal Management Systems for Civil Aircraft Engines: Review, Challenges and Exploring the Future”. Em: Applied Sciences 8.11 (2018). issn: 2076-3417. doi: 10.3390/app8112044.
Albert S. van Heerden, David M. Judt, Craig P. Lawson, Soheil Jafari, Theoklis Nikolaidis e David Bosak. “Framework for integrated dynamic thermal simulation of future civil transport aircraft”. Em: AIAA Scitech 2020 Forum. 2020. doi: 10.2514/6.2020-1942. url: https://arc.aiaa.org/doi/abs/10.2514/6.2020-1942.