Análise de emissão de CO2 considerando despacho de geração térmica, eólica e fotovoltaica
Resumo
O setor elétrico brasileiro é responsável por uma parcela da emissão de CO2 na atmosfera, devido a energia elétrica fornecida por fontes de energia que utilizam a queima de combustíveis fósseis, como por exemplo as usinas termelétricas [1]. No entanto, é possível reduzir a emissão CO2 na atmosfera através da utilização de fontes de energias limpas, como por exemplo as fontes de energias eólicas [1] e fotovoltaicas [2], e consequentemente redução no fornecimento de energia das fontes poluentes. Assim, este trabalho apresenta uma análise de emissão de CO2 na atmosfera devido à redução no fornecimento de energia provinda de usinas termelétricas em substituição por fontes de geração de energia eólica e fotovoltaica para manter o suprimento de energia ao sistema elétrico, em especial os sistemas de distribuição de energia elétrica. [...]
Downloads
Referências
A. C. S. Martins e A. R. Balbo. “A modelagem matem ́atica de um problema de despacho térmico e eólico e sua influência na redução da emissão de CO2 ”. Em: Revista Eletrônica Paulista de Matemática 14 (2019), pp. 230–253. issn: 2316-9664.
A. C. G. Carvalho, C. E. A. Santos, Y. B. Moreira e B. F. S. Junior. “Despacho Econômico de Unidades Térmicas Considerando a Presença de Usinas Fotovoltaicas Conectadas ao Sistema de Potência”. Em: The 12T H Latin-American Congress on Eletricity Generation and Transmission. 2017, pp. 1–7.
E. Gonçalves. “Métodos hídridos de pontos interiores/exteriores e de aproximantes de funcões em problemas multiobjetivo de despacho econômico e ambiental”. Dissertação de mestrado. Unesp, 2015.
N. Kagan, C. C. B. Oliveira e E. J. Robba. Introdução aos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica. 2a. ed. São Paulo: Blucher, 2010. isbn: 8521205392.