Ensino da distribuição Binomial via Sensemaking: modelagem da superlotação de leitos da COVID-19

Autores

  • Igor Ferreira do Nascimento
  • Ronaldo Campelo da Costa

Resumo

A fim de desenvolver habilidades em métodos quantitativos, muitos cursos superiores incluem no seu projeto pedagógico a disciplina de estatística. Nesse contexto, é comum que sejam abordados modelos de probabilidade para variáveis aleatórias discretas, com destaque para a distribuição Binomial. Esses modelos são importantes para a compreensão de fenômenos que envolvem incertezas e podem ser aplicados em diversas áreas do conhecimento, tais como engenharia, economia e ciências sociais. No entanto, o ensino sobre a distribuição Binomial para cursos superiores esbarra em dificuldades no processo de ensino-aprendizagem [1]. Para contornar tal problema, este trabalho propõe fazer uso do conhecimento existente da realidade para compreensão dos conceitos relacionados aos parâmetros da distribuição Binomial, estratégia presente no sensemaking [2]. Este processo será feito interpretando as medidas contra a doença COVID-19: restrição de contato social (lockdown), ampliação de leitos e vacinação na distribuição Binomial de probabilidade. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Ferreira do Nascimento

IFPI, Teresina, PI

Ronaldo Campelo da Costa

IFPI, Picos, PI

Referências

C. A. Souza. “A distribuição binomial no ensino superior”. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

J. P. Ponte, J. Mata-Pereira e A. Henriques. “O raciocınio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superior”. Em: Praxis Educativa 7.02 (2012), pp. 355–377. doi: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0003.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Resumos