Ensino da distribuição Binomial via Sensemaking: modelagem da superlotação de leitos da COVID-19
Resumo
A fim de desenvolver habilidades em métodos quantitativos, muitos cursos superiores incluem no seu projeto pedagógico a disciplina de estatística. Nesse contexto, é comum que sejam abordados modelos de probabilidade para variáveis aleatórias discretas, com destaque para a distribuição Binomial. Esses modelos são importantes para a compreensão de fenômenos que envolvem incertezas e podem ser aplicados em diversas áreas do conhecimento, tais como engenharia, economia e ciências sociais. No entanto, o ensino sobre a distribuição Binomial para cursos superiores esbarra em dificuldades no processo de ensino-aprendizagem [1]. Para contornar tal problema, este trabalho propõe fazer uso do conhecimento existente da realidade para compreensão dos conceitos relacionados aos parâmetros da distribuição Binomial, estratégia presente no sensemaking [2]. Este processo será feito interpretando as medidas contra a doença COVID-19: restrição de contato social (lockdown), ampliação de leitos e vacinação na distribuição Binomial de probabilidade. [...]
Downloads
Referências
C. A. Souza. “A distribuição binomial no ensino superior”. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
J. P. Ponte, J. Mata-Pereira e A. Henriques. “O raciocınio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superior”. Em: Praxis Educativa 7.02 (2012), pp. 355–377. doi: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0003.