Análise da geometria do dispositivo de içamento do motor diesel da locomotova via MEF
Resumo
Neste trabalho, a geometria de um dispositivo de içamento de motores diesel da oficina de locomotivas localizada na Vale Tubarão, no município de Vitória, ES, é avaliada utilizando simulação numérica via Método de Elementos Finitos (MEF). O dispositivo, constituído de Aço ASTM - A36, é submetido a um esforço de 20 toneladas e vem apresentando sinais de deformação nos pontos de aplicação da força, indicando regiões de fragilidades que podem gerar o colapso da estrutura. Assim, para ser prevista e eliminada de forma eficaz, faz-se necessária a aplicação das ferramentas que utilizam métodos como o MEF para o cálculo de deformações e tensões atuantes, como é utilizado em [1, 2]. Utilizou-se o MATLAB 2013 para a modelagem via MEF [3], o que permitiu maior flexibilidade na manipulação dos parâmetros, como delimitação da geometria e de parâmetros dos materiais. Para implementar o método, utilizou-se a equação diferencial que governa o problema Equação 1[3], em que b é o vetor de carga interna; D é o tensor de elasticidade do material, obtida de forma experimental [1]; u é o deslocamento do corpo; e L é um operador diferencial. [...]
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Referências
N. Kim e B. V. Sankar. Introduction to Finite Element Analysis and Design. Harbra, 2012.
H. M. Sirio. Aplicação da otimização topológica e análise de fadiga pelo método dos elementos finitos de uma ponta de eixo para um veículo off-road. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
T. R. Chandrupatla e A. D. Belegundu. Elementos Finitos. 4a. ed. Person, 2014.
W. D. Callister Jr e D. G. Rethwisch. Ciência e Engenharia dos materiais: uma introdução. 9a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.