Proposta de atividade para estudar curvas que aproximam o número de contagiados pelo SARS-CoV-2 em Rio Grande RS
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2023.010.01.0085Palavras-chave:
Pandemia, Coronavírus, Crescimento Exponencial, Crescimento LogísticoResumo
Neste trabalho, propomos uma atividade com algumas curvas simples, gráficos da função exponencial e logística, que podem descrever ou melhor aproximar o número de contagiados pelo vírus SARS-CoV-2 na cidade de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Apresentaremos o relato de aplicação desta atividade numa turma do primeiro período de Licenciatura em Matemática.
Downloads
Referências
E. Allman e J. Rhodes. Mathematical models in Biology: an introduction. New York: Cambridge University Press, 2004.
Rodney Bassanezi. Ensino - aprendizagem com Modelagem matemática. Campinas: Editora Contexto, 2002.
BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018, p. 600. url: http : / / basenacionalcomum . mec . gov . br / images / BNCC _ EI _ EF _ 110518 _versaofinal_site.pdf.
Governo Brasil. Ministério da Saúde. 2020. url: https:www.saude.gov.br.
G. Iezzi e C. Marakami. Fundamentos de Matemática Elementar, Vol 1. Conjuntos e Funções. 9a. ed. Atual, 2019. isbn: 8535716807.
Elon Lages Lima et al. A matemática do ensino médio, volume 1. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2005.
Prefeitura de Rio Grande. Secretária Municipal da Saúde. 2020. url: http ://www.riogrande.rs.gov.br.
Governo RS. Secretária do Estado do Rio Grande do Sul. 2020. url: https: www.sauders.gov.br.
Ricardo Takahashi. No Blog de O Globo, a história da epidemiologia matemática. 2020. url: https://impa.br/noticias/no-jornal-o-globo-a-historia-da-epidemiologia-matematica/.