O uso de planilhas eletrônicas com alunos da educação básica para estudo de funções
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2023.010.01.0076Palavras-chave:
Educação básica, Estudo de funções, Planilha eletrônicaResumo
Este trabalho propõe uma abordagem para os professores da educação básica na utilização de planilhas eletrônicas dentro de sala de aula para o estudo de função. A principal ideia é mostrar para esses alunos como essa ferramenta funciona, uma vez que ela é bastante utilizada no mercado de trabalho, capacitando-os ao uso inicial desse software.
Downloads
Referências
BRASSCOM. Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais. Online. Acessado em 27/03/2023, https ://brasscom.org.br/ate-2025-devem-surgir-quase-800-mil-vagas-de-emprego-para-area-de-tecnologia/.
Secretaria de Estado de Educação. Currículo Mínimo de Matemática. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, 2012.
G. Iezzi e C. Murakami. Fundamentos de Matemática Elementar 1: conjuntos e funções. 3a. ed. São Paulo: Atual, 1977.
A. F. Mussolini. “Reflexões de futuros professores de matemática sobre uma prática educativa utilizando planilhas eletrônicas”. Dissertação de mestrado. Unesp, 2004.
I. da S. Oliveira e J. B. da Costa. “As TICs como instrumentos dinamizadores nos processos de ensino e aprendizagem”. Em: Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem 5 (2023), pp. 269–282. issn: 2764-1368.
J. A. Schneider e V. Ruas. “Aplicativos digitais no contexto do ensino de matemática: contribuições dos alunos por meio de oficinas temáticas”. Em: Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco 8.2 (2019), pp. 72–184. issn: 2316-7297.