Inclusão Feminina em STEM: Experiência do Projeto GECET Através de Atividades de Programação
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2023.010.01.0061Palavras-chave:
Programação, Educação, Empoderamento Feminino, STEMResumo
A programação é uma habilidade fundamental na indústria de tecnologia e permite que as pessoas criem soluções para vários problemas em diferentes áreas. As mulheres ainda estão sub- representadas nas áreas STEM, especialmente nas relacionadas à tecnologia. A exposição precoce à programação pode ajudar as meninas a desenvolver suas habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico, e também pode despertar seu interesse em seguir uma carreira na área. Como consequência de termos mais mulheres na tecnologia, podemos citar a melhoria na diversidade, inovação e criatividade no campo. Além disso, as mulheres podem trazer perspectivas e abordagens únicas para resolver problemas, o que pode levar a soluções mais abrangentes e inclusivas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da representatividade feminina nas áreas de tecnologia e da inclusão da programação na vida de meninas e mulheres. Para tal, apresentamos um relato de experiência obtida durante a execução do projeto de extensão GECET: Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias, que consistiu de um jogo criado por uma menina, que conta a história de Ada Lovelace, de modo a enfatizar o papel da educação e do engajamento na promoção da igualdade e diversidade de gênero no campo da tecnologia.
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