Uma proposta alternativa para a classificação de cônicas por meio de números complexos
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0502Palavras-chave:
Ensino de matemática, Números Complexos, Cônicas.Resumo
Neste trabalho apresentamos uma conexão entre números complexos e cônicas. De forma didática e sem abandonar completamente o formalismo matemático, utilizaremos a estrutura geométrica dos números complexos para construir uma sequência de resultados que fornecem uma alternativa elegante e acessível para caracterizar e classificar as cônicas. Nosso método permite a compreensão e realização de movimentos de rotação e translação das cônicas por meio de operações elementares com números complexos, ressaltando assim, o poder de tais números na resolução de problemas envolvendo movimentos no plano. Espera-se que este trabalho sirva como ferramenta alternativa para o ensino-aprendizado de cônicas e números complexos, contribuindo para a valorização da criatividade de estudantes e professores na elaboração de ferramentas alternativas que enriqueçam o ensino da matemática.
Downloads
Referências
Araújo, Tacildo de Souza. Números complexos e cônicas. Dissertação de Mestrado. UFAM, 2014.
Andreescu, Titu, Andrica, Dorin. Complex Number from A to... Z, volume 165. Boston, Birkhãuser, 2006.
Boyer, Cari B. História da Matemática, Edgar Bluncher Ltda, São Paulo, 1996.
Yaglom, Isaak Moiseevitch. Complex numbers in geometry. Academic Press, 2014.