Análise do comportamento mecânico de pavimentos flexíveis considerando a variação sazonal de temperatura
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0366Palavras-chave:
Pavimento Flexível, Variação da Temperatura, Módulo de ResiliênciaResumo
O presente trabalho estudou o comportamento mecânico de um pavimento exposto a uma variação sazonal de temperatura, sob o carregamento do eixo padrão rodoviário. A análise levou em consideração diferentes espessuras de camadas para o revestimento asfáltico (5, 10 e 15 cm). O módulo de resiliência varia conforme a temperatura do pavimento, referentes aos meses de fevereiro e junho, das 13h00min horas às 19h00min, variando a cada hora e com T constante de 25°C (valor considerado nos projetos de pavimentação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - DNIT). Através da ferramenta de Análise Elástica de Múltiplas Camadas (AEMC) (ferramenta do software MeDiNa), foram calculadas as deformações de tração (et) e as deformações de compressão (ec) sofridas pelo carregamento. Com a utilização de modelos de previsão de desempenho, foi possível determinar o número de solicitações que poderá iniciar o afundamento de trilha de roda (Na
tr) e trincamento por fadiga (Nfad)- Finalmente, foi estimado sua vida útil,
comparando com os valores da variação sazonal e DNIT (T constante).Os resultados mostraram que a temperatura e espessura do revestimento são importantes e deveriam ser consideradas nos projetos de pavimentação para se ter projeções mais realísticas.
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