Desenvolvimento de Metamodelo para a Análise de Desempenho de um Veículo Ferroviário
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de obter metamodelos para a análise de desempenho dinâmico de um veı́culo ferroviário de carga. Para isto, um vagão tı́pico, utilizado para transporte de minério de ferro, foi modelado matematicamente com o auxı́lio de um programa computacional dedicado à simulação da dinâmica veicular (Universal Mechanism R ). A partir dos metamodelos é possı́vel avaliar a sensibilidade de determi- nados parâmetros caracterı́sticos do veı́culo e da geometria da via férrea com relação aos requisitos de segurança contra descarrilamento, desgaste de rodas, entre outros. Assim, com o auxı́lio da amostragem de NOLH [3], são gerados vários conjuntos de dados, denominados de cenários neste trabalho, de parâmetros geométricos da via férrea (raio de curva, irregularidade e superelevação), caracterı́sticos do vagão de minério de ferro (massa, perfil de roda, bitola de eixamento e diferença de raio entre rodas no mesmo eixo) e operacionais (velocidade) que foram utilizados nas simulações computacionais para posterior cálculo dos coeficientes das equações de metamodelo.[...]