GGbook: Uma plataforma educativa que integra múltiplas representações para o ensino de Matemática.

Autores

  • Jorge Cássio Costa Nóbriga
  • Gilberto Lacerda Santos
  • Bruno Santos Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0569

Palavras-chave:

GGBOOK, GeoGebra, Representações.

Resumo

Neste artigo, apresentamos alguns resultados de uma pesquisa que teve como um dos objetivos o desenvolvimento de uma plataforma que integra editores de texto e equações com o software educativo GeoGebra, a qual denominamos GGBOOK. Para o desenvolvimento do GGBOOK, usamos a metodologia da Prototipação que norteou os trabalhos de uma equipe composta por pesquisadores, professores de Matemática e programadores. Os resultados mostraram que a plataforma GGBOOK ampliou as possibilidades do GoeGebra, sobretudo no que diz respeito ao editor de equações que é mais intuitivo que editor LaTeX, usado no GeoGebra. Com isso, contribuiu para a produção e a integração das representações de forma a facilitar o trabalho do estudante e do professor na análise/interpretação daquilo que o estudante fez. Ou seja, o GGBOOK permite que se possam desenvolver compreensões a respeito de objetos matemáticos e comunicá-los, ao mesmo tempo em que auxilia também numa interpretação mais fácil e factı́vel das compreensões ou incompreensões dos estudantes por meio de suas representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-14

Edição

Seção

Trabalhos Completos - Ensino