Captura de sinais de LIBRAS utilizando o sensor Kinect

Autores

  • Inessa Diniz Luerce
  • Simone Drawanz Rutz
  • Marilton Sanchotene de Aguiar

Palavras-chave:

Libras, Jogos, Microsoft Xbox Kinect.

Resumo

Os progressos recentes em sistemas de entretenimento e de jogos vêm trazendo novas possibilidades de interação do usuário com os dispositivos. Tecnologias como o Microsoft Xbox Kinect, baseadas na captura de movimentos do corpo humano, possibilitam o reconhecimento de gestos, que podem ser interpretados como forma direta de comunicação. Este recente paradigma que adota sensores para o reconhecimento de gestos permite uma nova forma de comunicação com o computador, favorecendo a interaçãoatravés do movimento corporal. Neste contexto, com o intuito de propor modelos e ferramentas computacionais para auxiliar no processo de ensino aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para crianças com algum tipo de deficiência auditiva, este trabalho se concentra em capturar, especificar e armazenar de modo apropriado os movimentos do usuário utilizando o sensor Kinect. Mais especificamente, este trabalho trata da captura de dados oriundos do sensor e sua conversão para o formato compatívelcom o software de aprendizado de máquinaWeka, visando futuramente o processo declassificação, reconhecimento e mapeamento de sinais de LIBRAS.

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Publicado

2017-04-14

Edição

Seção

Resumos - Computação Gráfica